Skip to content

VANTIS MONITOR FOR Z

As disciplinas de planeamento do desempenho e da capacidade são de importância vital num grande DATA CENTER com um ambiente mainframe z/OS, dados os custos inerentes a esta plataforma. Manter estes custos sob controlo e reduzi-los torna-se uma missão crucial.

Solução ideal para disciplinas de planeamento de desempenho e capacidade num DATA CENTER com z/OS

VANTIS MONITOR FOR Z

Permite a recolha de dados de desempenho em tempo quase real, com extração direta para a plataforma Azure Monitor; Dashboards pré-configurados em Azure; criação de alertas para ações proativas; aplicação WEBADMIN, pré-configurada com layouts de registos SMF entre outras funcionalidades.

O VANTIS MONITOR FOR Z é instalado como um subsistema no z/OS e, durante a sua inicialização, os buffers de dados são alocados em data spaces, obtendo assim o máximo desempenho, sem comprometer utilização de área de comum de memória em CSA/ECSA.

Instalando apenas uma EXIT que tem acesso a cada registo que está a ser enviado para o SMF Write Buffer. Este registo é analisado e filtrado conforme configurado na aplicação WEBADMIN. Assim, apenas os registos necessários são movidos para os buffers nos data spaces.

Também permite a configuração de um ou mais Espaços de Endereços chamados Extratores. Cada Extrator pode ser configurado com uma ou mais sub-tasks, designadas por Coletores. Cada coletor pode ser do tipo SMF ou CICS.

Os data spaces são utilizados diretamente como buffers de TCP/IP para o envio desses dados para destinos remotos na Plataforma Azure Monitor, o que significa que não há necessidade de buffers intermédios. O resultado é a máxima eficiência com uma utilização negligenciável da CPU no z/OS

Usando uma EXIT do CICS que tem acesso aos dados de desempenho do CICS, antes de serem compactados para serem enviados ao SMF.
Esta EXIT seleciona e envia apenas os campos configurados na aplicação WEBADMIN.
Ao ser executado antes do envio do registo ao SMF traz duas vantagens:

1) Não há necessidade de descompactar o registo SMF 110, recentemente compactado pelo CICS, o que significa economia de CPU.
2) Não há dependência do dicionário que descreve o registo SMF 110 (CICS).

Características principais

01. Recolha de dados

Recolha dos dados de desempenho em tempo real (menos de 1 segundo)

02. Baixo consumo

Extração direta para a plataforma Azure Monitor, na Cloud, onde é feito todo o processamento, resultando num consumo insignificante no ambiente z/OS

03. Painéis de controlo

Dashboards pré-configurados no Azure Monitor que podem ser alterados e novos que podem ser configurados

04. Alertas

A criação de alertas para ações proactivas no Azure Monitor, com possibilidade de integração com sistemas  de Ticket (como o Maximo Application Suite da IBM, entre outros), envio de “mobile PUSH MESSAGES”, SMS, etc.

e muito mais...

Criar painéis de controlo a partir de:

Dados nativos de qualquer registo SMF, com base em layouts definidos na aplicação WEBADMIN

Dados relevantes resumidos e calculados por tipo de processador:

Registo 70, subtipo 1
Registo 30 subtipos 2 e 3

Qualquer campo de qualquer registo de SMF pode ser configurado e coletado para análise. Também é possível facilmente escrever Custom Rules para sumarizar e consolidar campos com base em um Sample que sumariza dados do Registo 70 subtipo 1 e do 30 subtipos 2 e 3 por logical processors.

Então, o que é que se segue?

Alguma pergunta?