Skip to content

A SUITE PARA O SEU COBOL

Vantis Cobol Suite é um conjunto de produtos destinado a grandes sistemas cujas aplicações escritas na linguagem COBOL correm nas plataformas mainframe IBM zSeries e iSeries, todos os produtos funcionam em coordenação e sinergias, numa arquitetura única com os mesmos princípios de funcionamento, o que minimiza o esforço de aprendizagem entre os diferentes produtos da Vantis Cobol Suite.

Ambiente e Volumetria

O Vantis Cobol Suite trabalha no ambiente de Desenvolvimento, com uma Volumetria de programas que pode ser dividida em “Batches”, todo o “Legado”, ou apenas os Programas de maior consumo coletados pelo Vantis Extrator.

Recomendações

 

Baixo Desempenho: Identifica as instruções que causam baixo Desempenho, detalhando as alterações a serem implementadas para obter uma redução real no consumo de recursos computacionais, incluindo MIPS/MSU. Este ganho torna-se significativo e expressivo em instruções que são muito executadas pelo programa.

Segurança: identifica quais as instruções no código fonte Cobol que causam vulnerabilidades na sua segurança, bem como as que permitem a exploração do código vulnerável em ataques maliciosos.

Problemas de migração: Identifica instruções que precisam ser atualizadas para evitar riscos ao migrar para versões mais recentes do compilador Cobol. Isso permitirá um aumento significativo de desempenho, eliminando a necessidade de usar parâmetros de compilação que garantem a compatibilidade com versões anteriores do compilador Cobol.

Boas Práticas: Identifica os códigos-fonte Cobol que não utilizam as Boas Práticas de Programação, explica porquê e indica o que deve ser feito para seguir as boas práticas de programação.

Regras do Cliente: Permite a rápida implementação de novas Regras com particularidades do ambiente a pedido do Cliente.

Metodologia

No momento da compilação, o Clean Code analisa todo o código-fonte Cobol, identifica e limpa todo o código morto ou inacessível existente, incluindo instruções DB2/SQL e CICS.

Relatório de alerta

O relatório descreve as recomendações de quais códigos-fonte Cobol estão com:

  • Baixo desempenho;
  • Segurança;
  • Questões de migração;
  • Melhores práticas;
  • Regras do cliente.

Processo

Durante o processamento do CleanCode, para além da limpeza efectiva do Código Morto, são aplicadas “Regras” pré-definidas e/ou escritas pelo próprio Cliente. É gerado um relatório de alerta com recomendações de acções correctivas/evolutivas a aplicar

Redução de custos

Implementando as recomendações nos códigos-fonte Cobol, obtêm-se ganhos significativos:

  • Com Redução MIPS/MSU;
    Com a redução dos recursos da máquina;
  • Com redução do tempo de processamento do lote;
  • Com o aumento da Janela Online;
  • Com a eliminação de análises recorrentes e improdutivas sobre o Código Morto;
  • Com o aumento da produtividade das equipas de desenvolvimento.

Módulos diferentes para problemas diferentes

CÓDIGO CLEAN

No momento da compilação, o CleanCode analisa todo o programa Cobol, identifica e limpa eficazmente todo o código morto ou inacessível existente, incluindo instruções DB2/SQL e CICS.

CÓDIGO DE DESEMPENHO

Identifica as instruções do programa Cobol que provocam um baixo desempenho, de modo a obter uma redução real do consumo de recursos computacionais, incluindo MIPS/MSU.

CÓDIGO DE MIGRAÇÃO

Identifica as instruções no programa Cobol que precisam ser atualizadas para evitar riscos ao migrar para versões mais recentes do compilador Cobol.

CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS

Identifica programas Cobol que não utilizam Boas Práticas de Programação.

CÓDIGO DE SEGURANÇA

Identifica quais as instruções do programa Cobol que causam vulnerabilidade na sua segurança.

Então, o que é que se segue?

Vamos falar sobre o seu z/OS, nós podemos ajudá-lo!