
A SUITE PARA O SEU COBOL
O PROBLEMA
O constante aumento na manutenção de código Cobol, decorrente do lançamento de novos produtos e soluções, as exigências regulatórias governamentais, o desenvolvimento ágil de novas aplicações em resposta as demandas do negócio, sobrecarregam as equipes de desenvolvimento, não permitindo as mesmas, a preocupação com a qualidade do código.
OBJETIVOS
Aumentar a eficácia tanto no desempenho do processamento, quanto a redução no consumo de recursos, como CPU e memória. Inclui também uma componente de limpeza efetiva de código morto ou inalcançável, o que permite aumentar a produtividade das equipes de desenvolvimento.
A SOLUÇÃO
A Vantis Software, apresenta o Vantis Cobol Suite (VCS), como uma solução integrada para atender a esse objetivo, retirando essa preocupação das equipes de desenvolvimento. O Vantis Cobol Suite (VCS) se propõe de forma automática e adaptável aos processos de manutenção, com uma inteligência capaz de detetar e recomendar:
Correções aos níveis de Performance
Otimizações de Consumo
Riscos em Migrações de versões do Cobol
Implementação de Políticas de Padronização
Vulnerabilidades de Segurança
Certificação do uso de Instruções DB2 em programas Cobol
Regras privadas do Cliente
Integrada com o z/OS, é inserido um Step no JOB de compilação do COBOL, que liga o processo do z/OS com o Vantis Cobol Suite (VCS). O processamento é totalmente transparente para a área de Desenvolvimento, uma vez que é feito na plataforma de um ambiente distribuído, que suporta a inteligência da solução, e não consome recurso na plataforma z/OS.
MÓDULOS
VCS-CleanCode
Este modulo efetua a Limpeza do código conforme parametrização efetuada, podendo esta ser uma Limpeza efetiva onde as linhas são eliminadas, ou apenas são comentadas com a inserção de uma marca “Clean” nas primeiras ou últimas colunas das linhas.
O Vantis Cobol Suite (VCS) tem um algoritmo inteligente que com base nos Metadados atua apenas nas linhas identificadas como Código Morto ou Inalcançáveis.
A Limpeza do código é fundamental para facilitar “Análise de Impacto” desnecessária com reflexo direto na produtividade das equipes do Desenvolvimento que manipulam esta informação.
Adicionalmente, com a eliminação de Código Morto ou Inalcansáveis obtem-se:
- Redução e Melhoria da Manutenção do código
- Eliminação de Riscos de Ativação de Código Impróprio
Disponibilizamos um formulário para um estudo do retorno de investimento (ROI), referente à Limpeza de código, baseado nos Inputs do Cliente. Neste estudo pode-se avaliar o ganho sobre o custo FTE x Linhas de Código.
Os alertas identificados com as respetivas recomendações de ações do VANTIS Cobol Suite (VCS) são baseadas em regras que podem ser configuradas para melhor se adequarem ao seu ambiente, poderá consultar e fazer download da lista de todas as regras de: (CleanCode PDF)
VCS-Performance
Todas as recomendações e ações do VANTIS Cobol Suite (VCS) são baseadas em regras que podem ser configuradas para melhor se adequarem ao seu ambiente, poderá consultar e fazer download da lista de todas as regras.
Este módulo, com base em regras específicas de Performance e Consumo, atua sobre os Metadados, e retorna os alertas identificados com as respetivas recomendações, na Sysout do pré-compilador z/OS. Esses alertas são acompanhados da identificação do Statement Cobol com um fator estimado de ganho por cada vez que este for executado.
Nos clientes onde atuamos foram atingidos ganhos de até 75% no Consumo de MIPS/MSU e na Performance em programas nos quais as recomendações foram seguidas e os mesmos foram promovidos para a produção.
Estima-se que as aplicações das regras atuais de forma transversal potencializam um ganho superior a 15% no Consumo de MIPS/MSU e 30% na Performance.
VCS-Security
Esse módulo possui um conjunto de regras que identificam Vulnerabilidades no código do programa, prevenindo a possibilidade de Fraudes, e gerando Alertas com as devidas sugestões de correção.
Essas regras possuem um leque alargado de configurações tornando-as flexíveis e adaptáveis a qualquer ambiente.
Todas as recomendações e ações do Vantis Cobol Suite (VCS) são baseadas em regras que podem ser configuradas para melhor se adequarem ao seu ambiente, poderá consultar e fazer download da lista de todas as regras.
VCS-Best Practices
Esse módulo possui um conjunto de regras que visam as Boas Práticas de programação – normalização de nomenclatura e padronizações – específicas do cliente.
Todas as recomendações e ações do Vantis Cobol Suite (VCS) são baseadas em regras que podem ser configuradas para melhor se adequarem ao seu ambiente, poderá consultar e fazer download da lista de todas as regras.
VCS-Migration Issues
Esse módulo possui um conjunto de regras para identificar potenciais Riscos de Comportamentos indevidos, decorrentes da Migração do Compilador Cobol para versões posteriores à 4.3.
A aplicação das recomendações identificadas pelas regras desse módulo trará também um ganho adicional de Performance e Consumo de CPU por permitir o uso das Opções de Compilação para Otimização.
Todas as recomendações e ações do Vantis Cobol Suite (VCS) são baseadas em regras que podem ser configuradas para melhor se adequarem ao seu ambiente, poderá consultar e fazer download da lista de todas as regras.
VCS-Customer Rules
Esse módulo permite a definição e aplicação de regras personalizadas para atender aos requisitos específicos do ambiente, garantindo que todos os programas COBOL estão em conformidade com as políticas e práticas da organização.
Novas regras são implementadas de forma simples e rápida, quer pelo próprio cliente, quer pela equipe de suporte ao produto.
Referência Cruzada e Análise de Impacto
Esse módulo consiste em uma aplicação Web com base num repositório relacional em LUW, que contém toda a informação pertinente aos programas que estão sendo analisados, de forma integrada a nível de ver:
- JCL (JOBS, STEPS, DDS);
- Módulos de carga (com os programas chamados estaticamente com sua data de compilação, linguagem, versão do compilador e opções de compilação);
- Programas Cobol contemplando os programas chamadores e chamados com suas áreas de ligação, Copybooks com suas variáveis, arquivos com suas variáveis de FD, bancos de dados, etc.
Esta informação é mantida permanentemente através de procedimentos de atualização, que rodam:
- de forma periódica para JCL e módulo de carga;
- e de forma automática pelo Vantis Cobol Suite (VCS) para os programas Cobol