Skip to content

zRESTART

Integrado com o IBM Workload Scheduler (IWS), automatiza e recupera total ou parcialmente um ABEND que ocorreu no processamento em lote.

Analisa o JCL e as condições que causaram a interrupção, a fim de efetuar as alterações necessárias em todas as definições de ficheiros, GDG ou convencionais. Após esta análise, são efectuados os ajustamentos necessários ao processo Restart.

Dependendo da análise do último processamento, ou de processamentos anteriores, é feita uma análise dos ‘códigos de retorno’ versus a composição do parâmetro COND’s dos Passos a serem reiniciados e dos Passos já processados, o que garante o controle das alterações dos Passos a serem executados.

Características principais

• Preparação mais rápida do RESTART

• Análise correcta das etapas realizadas e a realizar

• Redução drástica dos erros nos casos RESTART, quer devido a erros de dactilografia quer a erros na indicação da etapa, do COND ou do GDG

• Visualizar apenas as informações essenciais

• Ajustes automáticos de COND e GDG

zrestart_1
zrestart_2
zrestart_2

A partir do painel do IWS (opção 5.2 ou 5.4) é possível visualizar o ponto de interrupção, o código abend e todos os ficheiros envolvidos no processo e fazer alterações para Reiniciar.

Através de uma análise detalhada do JCL e do último resultado do trabalho, são feitas as alterações necessárias nos parâmetros e variáveis do JCL e é efectuado o reprocessamento do Restart, ou a execução específica de apenas alguns Step(s).

A escolha do Passo a dar para Reiniciar o JOB é analisada e os ficheiros envolvidos são ajustados de acordo com as indicações do GDG, seja numa variável ou diretamente no Nome do Conjunto de Dados.

Para além deste ajuste dos Dataset Names, os CONDs são também analisados de forma a verificar se existe algum Return Code que condicione a execução dos passos seguintes.

A análise feita à relação entre os “códigos de retorno” e a estrutura dos parâmetros CONDs das etapas a reiniciar e das etapas já processadas, garante o controlo e a alteração das etapas a executar em função da análise do último processamento, ou de outros anteriores.