Skip to content

Vantis Extractor

VANTIS EXTRACTOR

Vantis Extractor é uma ferramenta essencial para trabalhar de forma integrada com o módulo de Performance do VCS, identificando programas COBOL que são os maiores consumidores de CPU, nas horas críticas.

Recolhe informações de consumo sobre ambientes BATCH e CICS, em tempo quase real (< 1 segundo), disponibilizando os seus dados numa tabela DB2. Ao consultar esta tabela, poderá selecionar um conjunto de consumidores para analisar no VCS e obter uma redução significativa de MIPS/MSU em poucos dias.

O Vantis Extractor é instalado como um subsistema no z/OS e, durante a sua inicialização, os buffers de dados são alocados na área Common Storage acima da BAR, obtendo assim o máximo desempenho, sem comprometer o uso da área comum CSA/ECSA.

Possui um utilitário que lê as bibliotecas de carga de produção e extrai todos os programas Cobol, com um rico conjunto de informações sobre a forma como foram compilados, incluindo a versão do compilador Cobol, cada opção efetiva do compilador, entre outros. Este utilitário também escreve um ficheiro que será carregado e usado por saídas SMF e CICS para filtrar apenas dados relacionados a programas Cobol.

Ao instalar apenas um SMF EXIT, o Vantis Extractor tem acesso a cada registo que está a ser enviado para o SMF Write Buffer. Este registo é analisado e filtrado para obter apenas informações de desempenho de fim de etapa de lote para programas Cobol. Assim, apenas um pequeno conjunto de informações relevantes é transferido para a área de armazenamento comum acima da BAR.

Ao instalar também apenas um CICS EXIT, o Vantis Extractor tem acesso a cada registo de monitorização que está a ser montado pelo domínio de monitorização CICS (MN) para produzir o tipo de registo SMF 110. Estes dados de monitorização são analisados e filtrados para obter apenas informações de desempenho relevantes sobre os programas Cobol. Assim, apenas um pequeno conjunto de informações relevantes é transferido para a área de armazenamento comum acima da BAR. Por defeito, o CICS comprime todos os registos de monitorização antes de os escrever como tipo de registo SMF 110. Ao utilizar este EXIT, o extrator Vantis tem acesso a todas as informações antes da compressão, sem necessidade de utilizar a CPU para descomprimir o registo SMF.

TRANSACÇÕES CICS UTILIZAÇÃO DO CPU

Leitura da produção LOADLIB

TRABALHOS LOTE UTILIZAÇÃO CPU

Permite também a configuração de um ou mais Address Spaces que extraem assincronamente estes dados da área de armazenamento comum acima da BAR e os escrevem nas tabelas DB2.

Opcionalmente, o Vantis Extractor também tem a capacidade de correr em BATCH e gerar um ficheiro CSV, a partir dos ficheiros SMF. Nesta modalidade, não existem requisitos especiais de instalação.