Skip to content

Process Mining

O Process Mining é a diferença entre o real e o pensado.
É uma disciplina analítica que descobre, monitora e melhora os processos, da forma como eles realmente são e não como pensamos ser.
Não é necessário realizar análise com base em amostragens ou propor qualquer tipo de extrapolação de dados para obtenção de indicadores sobre os processos: o process mining extrai conhecimento diretamente de logs de eventos, prontamente disponíveis nos sistemas de informação de hoje.
Absolutamente fatual, mostra as jornadas de processos como elas estão sendo executadas naquele sistema de informação, por aquela equipa, naquele exato período de tempo.
Mostra a realidade como ela, efetivamente, é.
Demonstra os “tempos & movimentos” (na sua verdadeira acepção), dos fluxos de trabalho da organização, os gargalos, tempos mortos e todas as demais anomalias que possam, realmente, estar acontecendo.
Permite rápida visualização (e compreensão) da performance da organização e suas equipas, dos percursos que as mesmas estão a realizar para a obtenção dos resultados e, consequentemente, a constatação de qual é o caminho feliz e a possibilidade de o atingir rapidamente.
Possibilita aos tomadores de decisão lucrar com os dados que já estão dentro de suas empresas, mas que estão sendo sub-utilizados.