As disciplinas de performance e planeamento de capacidade são de vital importância num grande DATACENTER com ambiente mainframe z/OS, face aos custos inerentes dessa plataforma. Manter esses custos sob controle e reduzi-los tornam-se missões cruciais. Pensando nisso, a Vantis está a desenvolver o produto “Vantis Monitor for Z”, doravante referenciado como VM4Z, dentro do programa “ISV SUCCESS” em parceria com a Microsoft.
Dentro das principais diferenças, e, vantagens deste produto destacamos:
-
- A recolha de dados de performance em tempo near-time (menos de 1 segundo de delay);
-
- Extração direta para a plataforma Azure Monitor, na Cloud, onde é feito todo o processamento, tendo com isso, um consumo mínimo no ambiente z/OS;
-
- Dashboards pré-configurados no Azure Monitor, que podem ser alterados e novos que podem ser configurados;
-
- A criação de alertas para ações pró-ativas no Azure Monitor, sendo possível a integração com sistemas de Ticket (como o Maximo, entre outros), envio de “mobile PUSH MESSAGES”, SMS, etc.;
-
- A aplicação WEB, pré-configurada com os layouts de registos de SMF e CICS, onde o cliente pode selecionar os tipos, subtipos, secções e campos dos registros de SMF, bem como as classes de performance CICS e seus campos a serem coletados. O VM4Z já disponibiliza um conjunto pré-configurado visando atender à grande maioria das necessidades.
O VM4Z é instalado como um subsystem no z/OS, e, durante a sua inicialização, são alocados buffers de dados em Dataspaces, obtendo com isso o máximo de performance, sem comprometer o uso da memória comum (E)CSA.
O VM4Z também instala duas EXITS:
A primeira, que tem acesso a cada registo que está a ser impulsionado para o Buffer de gravação do SMF. Este registo é analisado e filtrado conforme configurado na aplicação WEB. Assim, apenas os registos necessários, são movidos para os buffers nos Dataspaces.
A segunda, que tem acesso aos dados de performance do CICS, antes que esses sejam comprimidos para serem enviados para o SMF. Essa EXIT seleciona e envia apenas os campos configurados na aplicação WEB. O fato de executar antes do registro ser enviado ao SMF traz duas vantagens:
- Não é necessário descomprimir o registro 110 de SMF, recém comprimido pelo CICS, o significa, economia de CPU
- Não há dependência do dicionário que descreve o registro 110 (CICS) de SMF.
O VM4Z permite a configuração de um ou mais Address Spaces denominados como Extractors para a extração desses dados. Cada Extractor, pode ser configurado com uma ou mais sub-tasks, chamadas de Collectors. Cada Collector pode ser do tipo SMF ou CICS (são necessários no mínimo 2 Collectors para recolher dados de SMF e CICS. Os Data spaces são usados diretamente como Buffers para o TCP/IP realizar o envio aos destinos remotos na Cloud, não havendo com isso, a necessidade de buffers intermediários. O resultado é o máximo de eficiência com um consumo desprezível no z/OS.
O resumo acima permite-nos perceber que o VM4Z é a solução ideal para as disciplinas de performance e planeamento de capacidade em um DATA-CENTER com z/OS.