Em 2018 a Vantis dinamiza uma “Área de Excelência“ para o desenvolvimento de softwares de otimização de sistemas.

A partir dos softwares desenvolvidos nesta área, a Vantis dá aos sistema de seus clientes melhor desempenho, melhor performance e,  redução do tempo de execução das aplicações, maior disponibilidade e performance dos sistemas, um aumento significativo do ciclo de  vida das aplicações e, a consequente redução dos custos na aquisição de hardware.

Atualmente, nesta área colaboram 20 pessoas, mas prevê-se que, até em finais de 2020, este número seja alargado. Trata-se de uma  equipa multidisciplinar composta por profissionais experientes, qualificados e com vasto conhecimento técnico, que nos permite prever e  responder às necessidades dos nossos clientes com elevado grau de excelência.

Para os Software Engineers da Vantis, o objetivo e principal foco desta área é utilizar a tecnologia de inovação para apoiar as empresas a  serem cada vez mais eficientes em Quality Assurance, Business Continuity e alta disponibilidade os seus sistemas.

Código Morto - Programas COBOL

Atualmente, as manutenções dos sistemas COBOL representam, 80% do trabalho dos programadores sendo o restante do tempo utilizado no desenvolvimento de programas, ou novos códigos que, por norma, são inseridos em cópias de programas já existentes.
O CleanCode® analisa o código fonte escrito em Linguagem COBOL e, identifica na sua estrutura, todas as linhas de comandos existentes no código fonte, que não são processadas em tempo de execução.

Reduz o tempo e os custos de manutenção;
Optimiza o tempo de trabalho dos seus recursos
Reduz o preço dos serviços contratados com base em linha de código.
Limpa o código das aplicações escritas em Cobol, evitando a análise improdutiva e recorrente do código morto
Evita erros humanos durante a identificação de código morto
Aumenta a produtividade das equipas de Desenvolvimento.

Monitorar redes de servidores

Integrar com o System Center Operations Manager – SCOM, um conjunto de regras e de Scripts PowerShell para monitorar o ambiente do DB2, simplificar o trabalho diário dos Administradores do DB2, e consequentemente garantir maior disponibilidade dos sistemas.

Antecipar problemas permitindo que os mesmos sejam resolvidos antes de se tornarem críticos.
Configurar DASHBOARDS com visões específicas em acordo com o negócio (facilidade disponível para SCOM 2012 ou superior).
Customizar regras específicas para o negócio.
Acompanhar a performance do ambiente DB2.
Monitorizar o DB2 em múltiplas plataformas (LUW com agent-managed, iSeries e zSeries com agent-less).
Aplicar um conjunto de powershell-scripts que agilizam o dia a dia dos profissionais que trabalham com o DB2.

Data Lineage - Programas COBOL

Identificar as origens dos dados e, as alterações que a informação sofre em todo o seu fluxo de processamento até a geração do produto final.

Entender melhor o que acontece com os dados à medida que viajam por diferentes pipelines (ETL (Extract Transform Load), arquivos, relatórios, bancos de dados, etc.).
Tomar decisões de negócios mais bem sustentadas. 
Permitir que as empresas rastreiem fontes de dados comerciais específicos.
Permitir o rastreamento de erros.
Permitir implementação de mudanças nos processos.
Permitir a implementação de migrações de sistema para economizar quantidades significativas de tempo e recursos. 
Melhorar a eficiência de Business Intelligence ou dos processos de Ciências de Dados.

Re-start de processos Batch

Introduzir de forma estruturada no JCL processos automáticos de ajustes, para recuperar total ou parcialmente um processo Batch em erro e fazer o seu re-start.

Eliminar virtualmente a incidência de erros na produção.
Automatizar as atividades de re-start.
Aumentar a produtividade na criação e manutenção de JOB’s.
Minimizar os riscos de manipulação da JCL.

Parcerias

Muitas parcerias dão errado porque os envolvidos consideram apenas os seus interesses financeiros e ignoram as demandas do seu parceiro.

Acreditamos que é fundamental construir relações realmente relevantes, que consigam agregar valor ao negócio e influenciar positivamente os seus resultados. Assim, a Vantis sabe exatamente com quem deve se unir para representar os seus produtos. 

Venha falar connosco: parceiros@vantis.pt